BURGELIN, Olivier. A Comunicação Social. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
Capa comum: 287 páginas
Editora: Martins Fontes (1970)
Idioma: Português
SUMÁRIO
Introdução
Primeira Parte
O MERCADO DAS MENSAGENS
I. A mensagem e o mercado
Bens e mensagens de consumo
Renovação e estandardização
Utilidade e significação
O sentido da difusão maciça
Formas e parceiros da troca
II. A procura
Diversidade
Unidade
Interesse do mercado pela procura
III. A oferta
O oligopólio
Uma potência específica
O oligopólio e o mercado
A era da «responsabilidade»
Busca do universal
Diversificação da produção
IV. Produção e realização
O outro mercado
A produção
A realização
Divisão do trabalho e criação
A crítica e o sistema
O problema da gratuitidade
O monopólio de facto
O monopólio de direito
A crítica sistematizada
V. A crítica e o sistema
A censura
As instituições
O domínio do ousado
O caso da imprensa sentimental
Os paradoxos da censura
Uns e outros
O processo dos mass media
Segunda Parte
AS MENSAGENS
I. A teoria da cultura de massas
A doutrina liberal da informação
A teoria da cultura de massas
O real e o imaginário
O simbolismo
A dimensão estética
O lúdico e o espectacular
Para uma análise estrutural da mensagem
II. Os géneros
Género e literatura de massas
O filme e o romance negros
O consultório sentimental
O fait divers
III. A identificação e a projeção
Identificação
Projecção
O sentido da vida
O erotismo Unidade e dualidade da cultura de massas
IV. A expansão da cultura juvenil
Os adolescentes na sociedade industrial avançada
A cultura juvenil
Salut les copains!
Contestação e recuperação
Unidade e diversidade
A irradiação da cultura juvenil
V. A informação
A realidade
O compromisso
VI. Retória e mitologia
A escrita da imprensa
O mito
O trabalho de imprensa
A retória A eficácia retórica
Terceira Parte
OS EFEITOS ALEGADOS E A CENSURA
I. Passividade e evasão
Um conceito equívoco
Pedagogia e cultura de massas
As funções da evasão
O processo do imaginário
II. Violência
Dos factos às interpretações
As opiniões
A investigação
Nevrose e delinquência
Traumatismo
Agressividade
O audiovisual
O contexto e o género
O sentido da violência
III. A Censura
As instituições
O domínio do ousado
O caso da imprensa sentimental
Os paradoxos da censura
Uns e outros
O processo dos mass media
Quarta Parte
A COMUNICAÇÃO IMPRESSIVA
I. A mensagem impressiva
A função conativa da linguagem
O emissor
A estratégia
O conteúdo do acto
II. Tipos de trocas impressivas nos mass media
As decisões oficiais
A publicidade
O poder «espiritual» da imprensa
III. Os limites da acção persuasiva da comunicação de massas
A selecção dos programas
Percepção e retenção selectivas
O grupinho
A comunicação no seio do grupo e a influência pessoal
O líder de opinião e o two-stepflow
Conclusão
Bibliografia